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A reputação de sua empresa passa pela saúde mental dos colaboradores


Temos abordado constantemente, aqui no blog, a questão da saúde mental nas empresas e, além da questão da humanidade no convívio de uma corporação, gostaríamos de comentar o fato de que a preocupação com a saúde mental dos colaboradores é uma forma de posicionamento para a empresa, isto é, uma maneira de construir sua reputação corporativa.


Na pesquisa feita pela Meio & Mensagem, “https://futurodotrabalho.meioemensagem.com.br/capitulos/ambientes-saudaveis-alicercam-a-reputacao-corporativa.html”, a expectativa em relação ao ambiente de trabalho, após a Covid-19, é a de que ele será repleto de empatia, solidariedade, flexibilidade, muito mais humanidade e tecnologia. Isto nos faz pensar que as empresas que estiverem alinhadas com propósitos benevolentes e que considerem as emoções de seus colaboradores terão maior destaque na comparação com seus concorrentes, construindo, portanto, uma boa reputação.


Motivos para apostar na saúde mental da equipe são muitos. Primeiramente, o aumento da produtividade e, consequentemente, do faturamento da empresa. Em segundo lugar, o equilíbrio emocional implica maior automotivação e foco da parte dos colaboradores. É possível afirmar, deste modo, que uma equipe saudável oferece vantagens para os resultados da empresa.


Além disso, a empresa que dedica seu tempo a investir na saúde global (física e mental) de seus colaboradores vai administrar menor quantidade de licenças e faltas. O turn over, isto é, entrada e saída de profissionais da empresa também diminui em um contexto de trabalho saudável para a equipe. Portanto, as empresas que querem ser vistas como grandes marcas empregadoras e queiram deixar mais claro o seu posicionamento devem apostar na prevenção de distúrbios emocionais de seus profissionais e no foco voltado para as pessoas.


Mas, você pode se perguntar, como construir uma cultura organizacional que inclua a saúde mental? Outra dúvida constante é como identificar comportamentos patológicos ou excessivos nos colaboradores. Nossa dica é começar pela prevenção de possíveis distúrbios, a partir de acompanhamento terapêutico e comunicação, por meio de campanhas internas e rodas de conversas, ainda que virtuais, entre os membros da equipe.


É interessante contar com o apoio de profissionais da saúde mental, que se disponham a conversar com os colaboradores e que identifiquem se há necessidade de um atendimento específico. Também é importante investir em programas de valorização desses profissionais, criando um clima de credibilidade, segurança e que recupere, quando necessário, a autoestima dos colaboradores. É necessário que os membros da equipe se sintam parte de um grupo que reconhece suas qualidades e lhes dá oportunidades de crescimento pessoal e profissional.


Estamos certos de que as emoções das pessoas devem ser consideradas como ferramenta para a gestão estratégica e que é uma dos propulsores para que a empresa obtenha destaque em seu setor. Conte com a Falla para construir uma cultura organizacional que torne sua empresa muito mais produtiva e competitiva.


Palavras-chave: saúde mental; Covid-19; efeitos do Covid; pandemia; liderança; gestão de pessoas; promoção da saúde mental; reputação corporativa











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