top of page

Como ir além do assistencialismo nos cuidados em saúde mental?

Desde o início da pandemia, a necessidade de cuidados em saúde mental no âmbito coorporativo ficou mais evidente e, muitas empresas, começaram a ter uma nova preocupação: é preciso promover, prevenir e cuidar da saúde mental dos colaboradores.


Em um cenário como esse, onde o impacto na saúde mental tem sido cada vez maior, a busca por ações neste campo não são apenas urgentes, mas determinantes para a saúde como um todo de milhares de trabalhadores, independente de sua posição ou função.


Porém, ainda nos deparamos com um número reduzido de organizações atuando, de fato, na busca de novas soluções que possam gerar, em longo prazo, uma mudança estrutural e cultural a favor da saúde mental. E isso, obviamente, vai muito além de iniciativas isoladas, terceirizadas e, muitas vezes, ineficazes.


Essas colocações podem ser reiteradas com dados de uma recente pesquisa realizada por uma consultoria especializada em cultura organizacional de empresas, e pulicada pela Folha de São Paulo*: para 78% dos 800 entrevistados, o trabalho ou a falta dele são responsáveis por doença e sofrimento. Ansiedade, depressão, insônia, burnout, uso de medicação controlada, álcool e drogas ilícitas, são alguns problemas citados *( in: Folha de São Paulo; caderno Saúde; 17/11/2020).


A urgência da situação, sem dúvida, demanda a inserção de estratégias e ações que busquem solucionar os problemas e que não sejam apenas medidas assistencialistas sem comprometimento com uma mudança estrutural e sistêmica.


Iniciativas como acesso à informação, orientação, diagnóstico e cuidados contínuos em saúde mental, podem ser facilmente implementadas com a parceria entre as organizações e os pilares de ações diferenciados, propostos pela Falla Saúde Mental.


Se há algo positivo que nós todos nós aprendemos - e que podemos deixar como legado pós Covid-19 - são compromissos e ações que alterem o curso patológico do estigma e tabu que ainda permeia o adoecimento psíquico e, com elas, organizações mais humanas e acolhedoras para quem mais precisa delas: seus colaboradores.


Entre em contato conosco e saiba mais como podemos juntos priorizar, estabelecer, permitir e sustentar os cuidados em saúde mental na sua empresa!




42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page