top of page
logo_fallaRGB.png

Saúde mental: 5 lições já percebidas em 2023


Os últimos anos têm sido bastante intensos quando falamos em saúde mental, especialmente quando analisamos esse cenário dentro das corporações. Por conta da pandemia de Covid-19, muitas mudanças significantes aconteceram no convívio social e profissional, e, consequentemente, muitos hábitos foram repensados.




Tudo isso gerou uma série de questões que precisaram ser analisadas sob uma outra perspectiva. Assim, muitas empresas perceberam a necessidade de dar mais valor às demandas emocionais dos times, respeitando as vulnerabilidades e acolhendo os sentimentos causados por esse longo período de incertezas e inseguranças.




Em 2023, existem algumas lições que já podemos destacar e ter sempre em mente para promover, enquanto organização, um ambiente mais confortável e seguro para todos os colaboradores. Confira:




Lição 1: Saúde mental não é um processo pontual




Muito se engana quem acredita que ações realizadas no Janeiro Branco ou Setembro Amarelo são suficientes para cuidar da saúde mental do time. Esse deve ser um processo contínuo, com ações recorrentes, pois é assim que o tema passará a fazer parte da cultura organizacional. Saúde mental não é um assunto que precisa ser falado apenas para que a empresa cumpra um protocolo. O ambiente corporativo é a base para um local de trabalho saudável, que acolhe os funcionários, identifica fatores de risco e previne o adoecimento. E isso exige um trabalho constante.




Lição 2: Saúde mental não é um tabu




Há alguns anos, expor vulnerabilidades emocionais não era nada agradável. Isso por conta do julgamento que poderia acontecer, ou, então, pela falta de acolhimento com frases como “isso é coisa da sua cabeça”, ou “é só pensar positivo que passa”. Diante de todas essas mudanças no convívio social, pessoas e empresas começaram a perceber que não há diferenças entre saúde mental e saúde física. Um longo caminho já foi andado e muitos estigmas foram rompidos, mas ainda há um longo trabalho para que cada vez mais empresas valorizem a saúde mental e cuidem dos seus colaboradores.




Lição 3: Líderes fazem a diferença




A escuta ativa é uma das principais competências de um líder. Ela é importante já que dá ao outro a liberdade para se expressar e para dar feedbacks, sentindo que está realmente sendo ouvido. Essa prática melhora o relacionamento dentro das equipes e, claro, o desempenho do time, pois transmite a sensação de interesse, confiança, empatia e, principalmente, respeito por parte da liderança. Mas tome cuidado! Com a escuta ativa, não queremos dizer que líderes devem absorver as demandas que são manifestadas, especialmente demandas emocionais.




Lição 4: Cuidados com saúde mental impactam na produtividade




Pessoas que estão constantemente exaustas e estressadas certamente não vão conseguir dar o seu melhor enquanto se dedicam à empresa. Promover a saúde mental é, em primeiro lugar, uma iniciativa para garantir que as pessoas do seu time estejam saudáveis, emocionalmente falando. Mas além disso, por consequência, quando estão com a saúde mental em dia, os colaboradores vão se engajar com a empresa e ainda aumentar a produtividade com satisfação e conforto.




Lição 5: Empresas precisam cuidar dos times!




Parece um tanto óbvio depois de tudo o que falamos aqui. Mas a verdade é que muitas empresas, quando se preocupam com o tema, ainda terceirizam a responsabilidade sobre a saúde mental dos funcionários. Hoje não dá mais para separar o lado pessoal e profissional das pessoas. Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, essas são áreas da vida que se conversam constantemente, e é impossível deixar os estresses de trabalho de fora da vida pessoal e vice-versa.




Transforme a realidade da sua empresa




Cada vez mais, as empresas estão atentas em relação à saúde mental das suas equipes, mas, como mencionamos na primeira lição, esse precisa ser um trabalho constante e que faça parte das prioridades e objetivos da corporação. Não é possível criar uma cultura saudável e acolhedora do dia para a noite, mas é possível começar a investir em ações que só vão trazer benefícios, tanto para os times quanto para a organização.




Contar com uma empresa especializada fará toda a diferença nessa jornada, pois a companhia poderá continuar se dedicando às demandas cotidianas, ao mesmo tempo em que promove a segurança psicológica de cada colaborador.




Se você quer começar a propor iniciativas voltadas para a saúde mental do time por meio de estratégias personalizadas para o seu negócio, entre em contato com a Falla e conheça nossos serviços e planos de atendimento. Clique aqui e fale conosco!

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page